terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tinha um caminho no meio das pedras...(Parte 1)

Parafraseando o Grande Poeta Mineiro Carlos Drummond o titulo desta postagem exprime bem o que encontramos pelas trilhas do Parque Nacional do Caparaó. São Cerca de 13 km da entrada do parque até o 3º ponto mais alto do país. dos 13 km apenas seis podem ser percorridos de carro até a Tronqueira, a partir desse ponto o restante deve ser percorrido a pé e optamos por iniciar a subida sob a proteção e a energia da lua cheia.

Munidos de lanternas, mochilas e barraca iniciamos a saga de alcançarmos o Pico da Bandeira e vencer seus 2892 metros de altitude e atitude já que a caminhada é literalmente uma pedreira.

Dividirei esta narrativa em 4 partes.

3,7 Km até o Terreirão a primeira parte.

Iniciamos a nossa aventura por volta das 20:00 hs, partimos da Tronqueira em direção ao ponto onde se pode acampar e descansar um pouco antes de "atacarmos o Pico". A lua estava lá cheia de si e de beleza clareando o caminho e poupando as pilhas de nossas lanternas, como diz na música Luar do Sertão ela lançava seus raios prateados e conferia a paisagem a nossa volta uma beleza indescritível, banhava do o Vale Encantado que de certo devia ser encantado por causa do mágico feitiço do astro prateado.

Logo no inicio a dificuldade de achar as demarcações da trilha apareceram, estávamos caminhando apenas eu e Naiara permeados nos campos e matas ao longo da vertente e não conhecíamos o local, mas passados alguns minutos em que caminhamos meio que a ermo encontramos outros "garimpeiros de caminhos" que nos sinalizaram os marcos da trilha. Essa primeira parte levou cerca de 2h e mais uma infinidade de dificuldades até atingirmos o Terreirão e acamparmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário